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Arquitetos: Estúdio Guto Requena; Estúdio Guto Requena
- Área: 300 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Fernanda Ligabue + Rafael Frazão
Descrição enviada pela equipe de projeto. Arquitetura Interativa criada para o Parque Olímpico 2016.
Sensores espalhados dentro da pista de dança, captam a música e agitação das pessoas dançando, e assim, movimenta motores com espelhos na fachada do edifício. O resultado é uma arquitetura cinética que hipnotiza as pessoas e transforma o espaço na balada mas animada das Olimpíadas 2016.
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O edifício foi projetado para uma marca de cerveja brasileira, para abrigar música, festas, djs e shows. Localizado no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, o edifício possuí uma pele arquitetônica interativa. O lado de fora dessa pele metálica é composto de diversas cores, que sugerem diversidade. Por dentro, uma gigante superfície de espelhos: Como seria dançar dentro de um globo de espelhos de discoteca?
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Sensores espalhados dentro da pista de dança, permitem que essa pele reaja à estímulos, como a música, a agitação das pessoas. Essa Arquitetura Interativa é feita por cerca de 500 espelhos redondos que giram, abrem e fecham, criando efeitos ópticos.
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Sob o Sol, esse prédio cinético cria grafismos de luz e sombra no piso e no seu entorno. A noite, com as luzes, o edifício explode de modo dramático para fora, chamando a atenção ao longe quando se entra no Parque Olímpico. Arquitetura emotiva que se arrepia como um corpo excitado.
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Ao criar essa experiência de design e tecnologia, buscamos provocar os visitantes do maior evento esportivo do planeta. Tirá-las do lugar comum, estimular o atleta que existe dentro de cada um, levá-las para um estado de sonho, de alegria e de escapismo.
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Esse projeto é um desdobramento da pesquisa que o Estudio Guto Requena vem desenvolvendo nos últimos 10 anos, investigando arquiteturas híbridas, situadas na sobreposição entre o concreto e o virtual, fazendo uso de sensores e tecnologias interativas, que transformam nossa percepção de espaço e aguçam nossa sensorialidade.
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Hardware e softwares necessários para dar vida a pele foram desenvolvidos pela D3, produtora de instalações interativas que trabalha na intersecção entre tecnologia, design e poesia.